.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Entendendo a umbanda

..
UMBANDA



Toda beleza da umbanda cai por terra quando vemos desorganização, indisciplina, falta de estudos, e quando vemos falta de religiosidade.
A umbanda é uma religião e não um comercio!
A umbanda é um conjunto das leis de Deus e não um conjunto de pagode.
A umbanda como disse o caboclo  das 7 encruzilhadas: "é a manifestação do espirito para a caridade".
Umbanda evangeliza, liberta, desinstala a ignorância, descongela as mentes submersas  na obscuridade da ignorância...
Mas falta o umbandista "praticamente" ter ideia do que é isso. Falta a ele acreditar que é uma religião, e não um carma ou obrigação que tenha a cumprir. Ele deve saber que tudo o que é feito dentro de um templo de umbanda é um ato de amor, então assim podemos evangelizar, apresentar Jesus as outras pessoas, citar suas palavras e convidarmos a seguirem juntos conosco as pegadas, mediante seus ensinamentos eternos.
Que tipo de médiuns somos ou seremos sem o evangelho?
Apenas cegos guiados por cegos.





MÉDIUNS


Toda pessoa escuta essa frase:  "Você tem que vestir branco e precisa desenvolver sua mediunidade"
Pronto, dai vem o medo e ao mesmo tempo a ansiedade, imaginando-se de branco e já encorporando seus "guias e orixás", então ele julga que em pouco tempo já estará apto a "trabalhar", fazendo suas consultas, será que é só colocar o "novo" médium no meio da gira e fazer ele girar? Ou será que ele precisa primeiro de atenção, carinho, ajuda e esclarecimento.
O fato e que a umbanda como religião possui suas próprias características e práticas em desenvolver a mediunidade não significa dar algo a quem não esta apto a receber, mais sim, em habilitar a assumir conscientemente o dom com o qual foi ungido.



Roupa branca


 O branco e a cor de Oxalá, que é o regente da fé, da religiosidade dos seres da pureza, humanidade, benevolência, paciência, fraternidade, união e da caridade!!!  O simbolismo da veste branca é bem visível, além de permitir uma uniformidade na apresentação do corpo mediúnico. Mas, se alguém se vesta de branco e assume o grau de médium, ele também se exige em seu íntimo a purificação, reformula seus conceitos a respeito da religiosidade e porta-se de acordo com o que dele esperam os orixás sagrados, pois estes que o compararão dai em diante.




DANÇAS




A umbanda recorre as "danças rituais", pois, durante seu transcorrer os médiuns se desligam de tudo e se concentram intensamente numa ação onde o movimento cadenciado facilita seu desenvolvimento mediúnico.
Nas "giras" (danças ou rituais), as vibrações  da mesma faz com que os médiuns e pais de santo fique adormecido, sentindo-se paralisados momentaneamente. no princípio o médium sem tonturas ou enjoos, mas estas reações cessam se a entrega for total e não haver tentativas de comando dos movimentos, já que seu pai de santo e quem o comandara.
Nada é por acaso, se o ritual da umbanda optou pelo uso do atabaque, cantos e danças, e tem todo um comando do alto dando amparo e sustentação.




CANTOS



A umbanda recorre aos cantos, com isso captam muito mais energia que sutilizam rapidamente todo corpo mediúnico, facilitando a incorporação. Os pontos cantadas são uma das primeiras coisa que afloram a que vai em um terreiro de umbanda pela primeira vezes, Os pontos cantados, são dentro dos rituais, um dos aspectos ma is importante para efetuar uma boa gira.
São louvações orações cantadas para a chegada dos orixás e guias. Um um ponto cantado verdadeiramente nos atinge dentro do coração, e da emoção, trazendo paz e fé pela firmeza desses pontos cantados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário