Características dos Filhos de Ossãe
Ossãe não pega coroação na Umbanda e mesmo no Candomblé, onde há essa filiação, seus filhos são raros. Pessoas equilibradas e altamente racionais são capazes de controlar seus sentimentos e emoções em momentos em que qualquer outro perderia as estribeiras..
Muito reservado o filho de Ossãe não se permite deixar levar por simpatias ou antipatias quando tem que emitir sua opinião sempre sincera doa a quem doer.
Sente uma profunda atração pela religiosidade e os rituais elaborados o encantam. No entanto, altamente reservado, não é conhecido por
suas atividades sociais quase inexistentes. Dotado de uma grande força paranormal é uma pessoa interessada em estudar e aprimorar seus dotes e conhecimentos, capaz de estudar anos a fio um assunto que chame sua atenção. Excelente médium torna-se um dedicado seguidor de vertentes espiritualistas onde se destacará pela sensibilidade e pelas premonições que invariávelmente o acompanham.
É caprichoso e não se deixa levar pela ansiedade, cada decisão que toma é pensada e repensada várias vezes. Não confia em nada e em ninguém, seus segredos são guardados a sete chaves, pois tem imensa dificuldade em se abrir acerca de si próprio.
Sincero, obediente e alegre é uma pessoa que respeita o livre arbítrio alheio e se torna o típico amigo para todas as horas.
Os filhos de Ossãe fogem de brigas, não suportam acusações e ofensas em altos brados, mas podem se transformar em perigosos inimigos quando atacados já que são ótimos observadores e nada lhes escapa aos olhos.
Incansáveis e competentes entregam-se integralmente ao trabalho levando a sério qualquer profissão a que se dediquem.
No lado negativo podem ser traiçoeiros, articuladores e maldosos. Como levam tudo a extremos, são capazes de chegar ao suicídio por causa de um amor interrompido. Podem ainda, esperar anos por uma vingança longamente arquitetada, mas, com certeza, se vingarão.
*************
Características dos Filhos de Obá
Se existe uma pessoa que ainda crê no velho ditado: “Para mim basta um amor e uma cabana”. Pode acreditar, é um filho de Obá. Capaz dos maiores sacrifícios por uma vida amorosa feliz, o coroado por ela, anula-se em favor da pessoa amada e vive para satisfazer-lhe os desejos.
São pessoas fortes,decididas e frequentemente atiram-se nas causas feministas ativas, mesmo quando nasceram homens, Costumam ter gestos e atitudes agressivos por estarem sempre tentando se defender e esquecer os traumas de experiências mal sucedidas mesmo quando, conscientemente, já não lembre delas.
Dificilmente um filho de Obá deixa de realizar-se profissional e materialmente, já que ataca com unhas e dentes todas as oportunidades que lhe são dadas. Tem um certo complexo de inferioridade intrínseco que o faz lutar cada vez mais para se sobressair em seu meio.
Dono de uma sinceridade brusca e ferina que o afasta dos mais sensíveis, não faz a mínima questão de parecer agradável, no entanto, pode se tornar um amigo extremamente dedicado e fiel a quem conseguir penetrar na carapaça que é seu modo de ser.
Quase sempre infelizes no amor, por esse temperamento irascível, quando se apaixonam esquecem todas suas certezas e lutas para dedicar-se integralmente ao ser amado
Com facilidade despertam a inveja de seus inimigos e têm que andar sempre de sobreaviso para não serem pegos em armadilhas.
No lado negativo são ciumentos, possessivos, complexados e propensos à depressão. Não são maldosos mas podem se tornar vingativos por causa de um ressentimento causado por outrem. Alguns podem adquirir sintomas de hipocondria, mas raramente se deixam abater por ela.
*************
Características dos Filhos de Logum-Edé
Logum-Edé é o orixá filho de Oxóssi e Oxum, essa filiação faz com que os nascidos com essa regência tenham características bem próximas a esses dois orixás, porém, num grau menor do que naqueles cujos pais são os mesmos.
O filho de Logum é superficial e nunca tem absoluta certeza do que deseja mudando suas opiniões a cada estação. É belo, e tem consciência disso. Vaidoso, sensual, charmoso e elegante (marcas de Oxum), transita com a mesma naturalidade nos mais diversos ambientes, vai da favela à alta sociedade, fazendo amizades com uma facilidade incrível, pois sua alegria e eterno bom astral cativam a todos.
Cauteloso, objetivo e sincero (marcas de Oxóssi), está sempre procurando ajudar alguém, seja com atos ou palavras, é sempre um ombro amigo. Tem imenso interesse em aprender e viver novas experiências, no entanto está sempre agindo por impulso o que o leva a embarcar em muitas “canoas furadas”. Eterno curioso não descansa enquanto não solucionar um problema ou descobrir um segredo, nisso pode se tornar um perigo já que capta com facilidade o intimo das pessoas.
Tem beleza marcante, mente arguta e sensibilidade à flor da pele, o que, quase sempre, o leva a se tornar candidato ao sucesso, fortuna e fama por intermédio das artes em geral.
O lado negativo dos filhos de Logum pode se tornar um transtorno. Estão sempre a um passo do limite em seus defeitos, são narcisistas, prepotentes, arrogantes e extremamente possessivos. Irritam-se e perdem o controle com facilidade e freqüência.
Entretanto, quando conseguem dominar esse temperamento irascível, tornam-se pessoas agradáveis e de fácil convívio.
*************
As Características dos Filhos de Exu
Os filhos de Exu são extremamente raros e têm comportamento muito peculiar. Precisam estar sempre em atividade para poder liberar toda energia que possuem. São astutos e ágeis, insolentes, imprevisíveis, sociáveis, provocantes e briguentos. Destacam-se por sua sensualidade, inteligência e dinamismo.
Alegres e sorridentes, estão sempre de bem com a vida. Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos e permanecem fiéis a todos, mas cuidado, podem se tornar inimigos implacáveis ao perceber o menor sinal de traição, pois são severos e exigentes ao extremo.
Rapidamente se tornam pessoas populares, amadas por uns e odiadas por outros. Extremamente dinâmicos e corajosos, os filhos deste orixá não desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam mudando a seu favor.
Têm grande facilidade de comunicação e boa lábia usando seu charme para conseguir tudo o que querem.
Irónicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada e sem falsos pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam, preferem partir para a ação.
Conseguem com frequência impressionante entrar e sair de confusões, armam a bagunça, saem ilesos e ainda se divertem com as consequências. Gostam da rua, das festas e das conversas intermináveis.
Os filhos de exu têm caráter ambivalente, são ao mesmo tempo boas e más com uma ligeira inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Mentem para salvar seus segredos e se tornam dominadores com imensa facilidade.
Inspiram confiança e dela abusam; são inteligentes e compreensivas com os problemas alheios sempre dando bons conselhos.
As agitações intelectuais enganadoras, o comércio e as intrigas políticas lhes garantem sucesso na vida.
São capazes de amar profundamente mais de uma pessoa, mas garantem a todas igualmente o mesmo ardor, paixão e afeto.
*************
As Características dos filhos de Oxalá
Muitos médiuns do Candomblé vão até minha página do Orkut para solicitar que eu escreva também sobre os filhos dos orixás que, tradicionalmente, não coroam na Umbanda. Atendendo a esses pedidos, começo hoje uma série contemplando esses orixás.
Os filhos de Oxalá são, quase sempre, pessoas muito tranqüilas que conseguem manter a calma até nos momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo que não se esforcem efetivamente para obtê-lo. São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira servil. Dedicados e caprichosos tudo fazem para manter tudo sempre bonito, limpo e organizado. Respeitam a todos, mas exigem ser respeitados. Sabem argumentar com segurança e firmeza e gostam de estar sempre bem informados sobre todos os assuntos. No trabalho, como na vida, gostam de centralizar tudo em torno de si mesmos. São reservados, mas raramente orgulhosos.
Os filhos desse orixá costumam se relacionar bem com todos, mas precisam de um certo tempo de convivência para levantar o véu da desconfiança que sempre carregam consigo.
Tornam-se excelentes pais e mães amorosas, Têm um ótimo relacionamento com as crianças, apesar de sempre exigir delas uma postura adequada.
Seu defeito mais comum é a teimosia, principalmente quando tem certeza de suas convicções. Toma-se também por defeito sua inconstância. Zangam-se e se magoam com grande facilidade.
Dificilmente conseguem expor seus problemas por mais íntimos que se tornem de alguém, preferindo longos períodos de silêncio consigo mesmos, para achar a solução daquilo que os afligem.
No Oxalá mais velho (Oxalufã) se revela uma grande tendência à ranzinzice e à intolerância, enquanto no Oxalá novo (Oxaguiã) o que mais chama a atenção é o furor pelo debate e pela argumentação.
Quase sempre se tornam lideres em suas comunidades pelo poder de comando que demonstram.
Por incrível que possa parecer são os mais vaidosos entre os filhos dos orixás, fazendo questão de sempre apresentarem-se impecáveis, mesmo que sem luxo algum. O porte majestoso que quase sempre os distingue pode, com o tempo, deixá-los ligeiramente encurvados.
*************
Características dos filhos de Ibejis (Cosme e Damião)
Os Ibejis são divindades gêmeas, sincretizadas aos santos católicos São Cosme e São Damião. Ao contrário dos erês, entidades ligadas a todos os orixás e seres humanos, são divindades infantis, orixás-crianças. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade e, por serem crianças, representam tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento de um ser, o germinar das plantas, etc. Raramente se encontra na Umbanda um médium que os carregue na coroa (existem, mas são bastante raros). Por isso deixei-os para o término de nossa lista de características e aproveito para homenageá-los pelo seu dia comemorado no dia 27 de Setembro.
Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, apresentam uma jovialidade inconseqüente e nunca deixam de ter dentro de si a criança que um dia foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, ingênuas, enfim todas as nuances que se associam ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinadas e possessivas (a criança novamente). Sua leveza diante dos obstáculos da vida se revela em um rosto de traços infantis e no modo ágil de se movimentar tendo uma certa dificuldade em permanecer muito tempo sentado, numa eterna liberação de energia transbordante. Peritos em apresentar bruscas variações de temperamento têm certa tendência a simplificar demais as coisas em termos emocionais, preferindo reduzir, às vezes, o comportamento das pessoas que estão em torno de si a princípios básicos e simplistas como "gosta de mim - não gosta de mim". Essa maneira de ver o mundo pode fazer com que a mágoa e a decepção estejam sempre rondando suas vidas.
No entanto, as tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes traumas. Como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades esportivas, dos acontecimentos sociais e de todos os tipos de festas.
*************
Características dos filhos de Obaluaiê
Os filhos desse orixá são os de temperamento mais difícil dentro do panteão africano. Têm tendências ao masoquismo e à autopunição, um austero código de conduta e possíveis problemas com os membros inferiores, em geral, ou pequenos outros defeitos físicos.
São pessoas que, em certos casos, entregam-se inteiramente ao ímpeto de lutar pelo bem-estar dos outros, deixando de lado completamente sua vida pessoal.
O filho de Obaluaiê pode facilmente transformar seus traumas emocionais em males físicos, ou seja, sua capacidade de somatização é enorme e normalmente o afasta dos prazeres cotidianos. Isso o torna basicamente um solitário, mesmo quanto tem um circulo grande de amizades, fecha-se em sua intimidade não permitindo que o vejam como realmente é.
É muito natural que procure pessoas extrovertidas e sensuais para um relacionamento duradouro, pois tem prazer em ver seu parceiro brilhar, mesmo que no intimo sinta uma grande inveja e viva atormentado por não ser o centro da atenção de todos.
A imagem austera que adota o mantém com uma aura de respeito e de imposição, de certo medo aos outros. São pessoas irônicas. Seus comentários têm um ar superficial, mas secos e diretos, o que colabora para a imagem de terrível que forma de si próprio.
Entretanto, pode ser humilde, simpático e caridoso.
É fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou charme. Freqüentemente torna-se hipocondríaco. Tem uma grande resistência e é capaz de prolongados esforços. Geralmente é um pessimista, com tendências autodestrutivas, mas quando tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas metas. Quando desiludido, reprime suas ambições adotando uma vida de humildade e pobreza voluntária.
Costuma não aceitar mudanças. É vingativo, cruel e impiedoso quando ofendido ou humilhado.
*************
Características dos filhos de Nanã Buruquê
São pessoas com uma capacidade extrema de entendimento e compreensão com as falhas humanas e por causa disso perdoam e consolam aos que erram com grande facilidade. Vivem voltados para o bem estar da comunidade sempre fazendo o possível para atender as vontades e necessidades de todos.
O filho de Nanã sempre parece ser muito mais velho do que realmente é. É um conservador por natureza e sente com freqüência saudades de um tempo que não viveu sempre achando que as coisas no passado eram bem melhores e, assim, sente-se distanciado da modernidade em que vive.
Às vezes carinhosos até em excesso, se tornam também ranzinzas, preocupados em demasia com detalhes e têm uma forte tendência a criticar tudo e todos. Não costumam ter muito senso de humor e valorizam demais pequenos incidentes que transformam em grandes dramas. Odeiam ser contrariados e quando batem o pé em uma posição, dificilmente voltam atrás,
Suas reações bem equilibradas e a pertinência das decisões, o conservam sempre no caminho da sabedoria e da justiça.
Calmos, discretos e extremamente benevolentes, sempre agem com dignidade e gentileza, mas têm uma dificuldade nata em cumprir horários já que estão sempre achando que o dia é muito mais longo do que realmente é e pode esperar por sua lentidão.
Com um temperamento severo e austero, chega bem perto da rabugice se tornando assim mais temido que amado.
As mulheres, filhas desse orixá, não procuram embelezar-se para atrair ninguém e, muitas vezes, tornam-se distanciadas da sexualidade passando uma imagem de pouca feminilidade.
Geralmente os filhos de Nanã se dedicam ao trabalho e à ambição social e, pelo medo exacerbado de ser abandonado e sofrer, deixam de lado a vida amorosa sem se tornarem com isso, amargos ou tristes.
*************
Características dos filhos de Oxum
Os filhos de Oxum são vaidosos, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas e tudo que se relaciona com a beleza.
As mulheres filhas desse orixá são graciosas e elegantes. Voluptuosas e sensuais, mas discretas em seu cotidiano, evitam chocar a opinião publica, á qual dão muita importância. Sob sua aparência sedutora, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social.
Os homens com essa coroação apreciam o destaque social, mas temem os escândalos e fogem de qualquer atitude que possa denegrir a imagem de inofensivos bondosos, que constroem cuidadosamente.
Os filhos de Oxum, normalmente, têm tendência para engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral e estão sempre dispostos a chamar a atenção do sexo oposto.
Tendem a ter uma vida sexual intensa, mas sem a impetuosidade daquela que têm os filhos de Iansã ou Ogum. Atraem o sexo oposto de maneira irresistível e estão sempre despertando ciúmes naqueles com quem se relacionam.
São muito sensíveis a qualquer emoção, calmos, tranqüilos, emotivos e com uma facilidade muito grande para o choro.
Nos defeitos podemos destacar a preguiça, a indecisão e uma ironia persistente, porém discreta. O ciúme também é um forte componente de sua personalidade. Levam muito a fama de fofoqueiros, mas não pelo mero prazer de falar e contar os segredos dos outros, mas porque essa é a maneira encontrada de terem informações em troca já que são pessoas que precisam sempre estar informadas de tudo.
São muito desconfiados e altamente intuitivos, atributos que usam para conseguir tudo o que desejam com imaginação e uma pequena dose de intriga. Capazes de fingir não mais querer algo que lutaram muito para conseguir apenas para disfarçar seu interesse que, no fundo, continua enorme.
O filho de Oxum é do tipo bateu, levou. Não tolera o que considera injusto e adora uma pirraça. Sejam homens ou mulheres, os coroados pela mãe das águas doces, sempre carregam um toque feminino de bondade materna.
*************
Características dos filhos de Xangô
Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores fortemente atraídos pelo sexo e o relacionamento predominantemente sexual assume papel importante em sua vida.
Honestos e sinceros em seus relacionamentos mais duradouros, para eles sexo é algo vital, insubstituível, mas o objeto sexual em si não é merecedor de tanta atenção depois de satisfeito o desejo.
Donos de uma enorme auto-estima, têm uma clara consciência de que são importantes e dignos de respeito e atenção. Acreditam que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos, consciência um pouco egocêntrica, mas de uma naturalidade desconcertante. São pessoas sempre ouvidas; em certas ocasiões por gente mais importante que eles e até mesmo quando não são considerados especialistas num assunto ou de fato capacitados para emitir opinião, no entanto a aura de certeza que carregam os faz sempre os primeiros a serem consultados.
Porém, o rei de várias tribos que habita dentro deles faz com que não aceitem o questionamento de suas atitudes pelos outros, especialmente se já tiverem considerado o assunto em discussão encerrado por uma determinação sua. Gostam de dar a última palavra em tudo, se bem que saibam ouvir. Quando contrariados, se tornam rapidamente violentos e incontroláveis. Nesse momento, resolvem tudo de maneira demolidora e rápida, mas feita a lei, retornam a seu comportamento usual.
Podemos dizer que o filho de Xangô está muito próximo do déspota esclarecido, aquele que tem o poder, exerce-o inflexivelmente, não admite dúvidas em relação a seu direito de detê-lo, mas julga a todos segundo um conceito estrito e sólido de valores claros e pouco discutíveis. É variável no humor, mas incapaz de conscientemente cometer uma injustiça, fazer escolha movido por paixões, interesses ou amizades. Extremamente enérgicos e autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos honestos e equilibrados, porém quando contrariados, ficam possuídos de ira violenta e incontrolável.
*************
Características dos filhos de Iansã
O filho de Iansã chama a atenção por ser do tipo inquieto e extrovertido. Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar. Prefere sempre impor sua vontade. Mostra-se quase sempre alegre e decidido, mas quando . questionado de forma inadequada pode tornar-se violento, partindo para a agressão, com berros, gritos e choro.
Odeia todo tipo de preconceito e passa por cima de qualquer um para defender a bandeira que estiver sendo ofendida. Muito verdadeiro e transparente não consegue disfarçar seus sentimentos, sejam eles de alegria ou tristeza. Enfrenta qualquer situação de maneira despojada e decidida. É leal e objetivo. A garra talvez seja sua maior qualidade, mas seu grande defeito é a franqueza dita sem qualquer cuidado, o que quase sempre o torna inconveniente no convívio social.
É muito competitivo, agressivo e sujeito a enormes ataques de cólera. Não teme tomar atitudes que possam mudar sua vida radicalmente por um sonho, aventura ou ideal. As vezes torna-se maquiavélico e trama grandes vinganças, no entanto não consegue agir por muito tempo nos bastidores, logo sua tendência à guerra o faz mostrar-se por inteiro ao inimigo, já que prefere a luta cara a cara.
A vida sentimental de um filho de Oiá é marcada por súbitas e enormes paixões que assim como começam de forma intempestiva, terminam de forma abrupta sem deixar resquícios de mágoa ou tristeza. Gosta do sexo, mas não faz dele sua razão de vida. Procura o relacionamento duradouro, mas não se intimida se tiver que abandonar tudo que construiu ao lado de alguém que ousou trair sua confiança e partir para novas descobertas.
É incapaz de perdoar uma traição e o ciúme é a pedra fundamental de seus relacionamentos. Pode ser facilmente reconhecido pelo temperamento forte e arrasador como os ventos de sua mãe.
*************
Características dos filhos de Oxóssi
Os filhos de Oxossi são geralmente pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem grande capacidade de concentração, aliada a uma forte determinação em alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir.
São nervosos, mas controlados. Reservados, guardam forte ligação com o mundo material, sem, no entanto, deixar que isso se torne ambição desmedida.
Trazem em seu inconsciente a necessidade do silêncio o que os faz ficar extremamente calados, com isso se tornam observadores em potencial. Quando buscam um objetivo, estão sempre de olhos bem abertos e ouvidos atentos. O filho desse orixá guarda quase que exclusivamente para si seus comentários e sensações, sendo muito discreto quanto ao seu próprio humor e disposição. Raramente consegue se abrir com alguém e só o faz depois de uma reflexão profunda a respeito dessa necessidade.
Não costuma fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espaço individual de cada um. Procura exercer trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente.
Com freqüência assume responsabilidades e organiza com firmeza o sustento de sua família. Não é do tipo sonhador preferindo manter os pés em terra firme ressaltando sua ligação com a realidade material.
Tem preferência por grupos limitados de amigos e com eles se torna generoso e hospitaleiro. A solidão e o gosto pelo retiro em lugares afastados são traços fortes de sua personalidade.
É solitário, misterioso, discreto e introvertido o que o faz ser visto como “complicado”. Não se adapta facilmente à vida urbana e é geralmente um desbravador, um pioneiro. Possui extrema sensibilidade, criatividade e gosto depurado. Debaixo de uma couraça de proteção guarda uma alma emotiva e romântica.
*************
Características dos filhos de Ogum
Os filhos de Ogum têm um comportamento coerente, arrebatado e passional, afeitos às explosões, a obstinação, assim como ao prazer com os amigos e com o sexo oposto.
Custam a perdoar as ofensas dos outros e podem passar anos sem falar ou mesmo tocar no nome de seus desafetos. São amigos camaradas, fiéis e divertidos, despertam sempre interesse carnal, e isso os leva a ter seguidos relacionamentos sexuais. Não costumam se fixar muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor. São pessoas determinadas com vigor e espírito de competição. Líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer tipo de missão, são extremamente francos e, muitas vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e explicadas de uma maneira que não os ofenda.
Práticos e inquietos, nunca "falam por trás" de alguém, não aceitam traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e adquirindo a paciência e controle necessários para sua sobrevivência. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor.
A sua impaciência é marcante. Não admite a injustiça e costuma sempre proteger os mais fracos assumindo a situação daquele que escolhe proteger. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado.. Não faz rodeio para dizer o que pensa. Não admite a fraqueza e a falta de garra e chega a desprezar aqueles que possuem essas falhas. Sua vida amorosa tende a ser muito variada e marcada pelo descontrole. No entanto, quando encontra o verdadeiro amor torna-se um companheiro fiel pela eternidade.
*************
Características dos filhos de Iemanjá
Hoje começarei uma série falando sobre as características dos filhos de cada orixá. Claro que escolhi começar por Iemanjá, a grande mãe de todos. Note-se que na Umbanda não há coroação para filhos de Oxalá, pois em nosso entendimento ele é o pai que está acima de todos, por conseguinte, sempre estará presente em qualquer coroa. Vamos lá:
A filha de Iemanjá tem tendência a ser totalmente maternal. Adora aconselhar e sempre abre os braços para quem precisa de conforto e carinho. Suas portas sempre estão abertas para todos que a procuram. Ou seja, faz o tipo grande mãe. O homem filho desse orixá tem o mesmo temperamento é o que protege e acalenta a quem estiver sob seus cuidados. Geralmente calmos e tranqüilos, são pessoas que perdem a paciência somente nos momentos em que sua família corra qualquer tipo de risco. Aí assumem o lado agressivo dos que defendem os seus.
Gostam do conforto, do luxo, dos perfumes e jóias caras, não fazendo disso sua razão de vida, mas apenas um traço de refinamento que os distingue. São fortes e determinados com uma consciência de amizade muito profunda. Não gostam de viver sozinhos e sentem falta de um ambiente festivo e acolhedor, o que estão sempre à procura. No quesito defeitos destacam-se: A capacidade de maquinar grandes chantagens emocionais, mas nunca com uma visão distorcida de maldade pura; o ciúme intenso de tudo que possui e a tendência a tentar consertar a vida de todos que os cercam como se todos os destinos estivessem em suas mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário